quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Explicações sobre David Lynch (bem precisas são...)

Para todos (eu, cheila e sérgio) que viram ontem o Eraserhead e não perceberam PUTO:

" Worm = sin. These creatures appear all throughout the movie. Henry even tries to hide his "little" sin from Mary at one point, only to have a nightmare where Mary is consumed by worms. Henry's room is also filled with piles dirt and dead plants as one might notice, which makes his room a breeding ground for worms.

The Baby = The product of sin. You might have noticed that the baby looks an awful lot like a worm. Futhermore, the baby is a part of Henry, and later during the dream sequence, we discover that Henry IS the baby. When Henry kills the baby, he kills himself.

Eraser = Memories. Henry feels that his memories, or his brain with his bad memories, is like an eraser that needs to be rubbed out. In his dream sequence, he sees himself losing his head, and having his brains turned into eraser bits to be rubbed out and blown into dust on the wind.

The lady in the radiator = Death. Death looks grotesque, yet strangely appealing to poor Henry. The radiator gives off warmth and seems to become a stage where death performs for Henry, promising to stamp out his sins (worms) and telling him that "in heaven, everything is fine." At the end of the movie, Henry embraces the lady in the radiator before blackness falls.

The man in the planet = God. In addition to disposing of Henry's cofessed sins at the beginning of the movie (the worm coming out of Henry's mouth) the scarred man in the planet appears to prevent Henry from opting for suicide during his dream sequence. He silently reminds Henry of his sacrifice (the bleeding tree) though it is in vain as Henry shows God what he really is underneith. (the baby)

The last is a theme that occurs in all Lynch movies:Electricity and electrical lighting = The presence of good. Darkness = The presence of evil.

There are other aspects of the film that keep popping up, such as the reocurrence of the unlucky number thirteen. Henry waits thirteen seconds for the elevator to open up, the lady across the hall takes thirteen seconds to appear, Henry's apartment numbers add up to the number thriteen, etc. Also, there are many other images which I will let you figure out on your own. "

Até parece que o filme tinha lógica.....

9 comentários:

hv disse...

mas vocês ainda vão ver filmes do david lynch ?
Epa.. a primeira vez toda a gente cai, a segunda só cai quem quer. Portanto, n se queixem.

cheila duarte disse...

Quem diria que aquilo ate faz sentido?
Vê lá mas é se encontras um desses sobre o Inland Empire porque realmente dava jeito.
Hugo..nessa noite nao havia futebol na televisao e nos tinhamos mesmo de ver qualquer espectaculo tenebroso nessa noite..teve de ser!

hv disse...

Cheila - felizmente não existem manuais de instrução para um jogo de futebol. É um jogo simples e é essa também a sua beleza e uma das coisas que o faz ser admirado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Tento imaginar-me a ter que ir a um site para perceber aquela jogada fantástica ou aquele golo de levantar um estádio.
Não consigo. Não sei porquê.. Espera.. acho q já sei: porque será que as salas de cinema com os filmes do Lynch estão vazias e os estádios de futebol cheios ?

cheila duarte disse...

Hugo..neste momento não me encontro em condições de responder..tenho que me retirar para chorar um bocadinho de tanto que me emocionaste com tal discurso avassalador e apaixonado. Exerço o meu direito de resposta mais tarde...!

Anónimo disse...

Bom mesmo não é nem David Lynch, que deve ser maricas como todos os realizadores, nem futebol, porque andam aí umas manhas em especial num certo jogo da 30ª jornada da época 2006/2007, no jogo Naval-Setúbal, que mostram que eles andam aí, e quando digo eles, não sei quem eles são, mas isto soa a conspiração, que é o que eu quero. Bom mesmo é ir a um comício do PCP e fazer o exercício de saber com quem se dariam aqueles indivíduos do topo da hierarquia quando andavam na escola : se com os pterodáctilos ou se com os mamutes. Experimentem, é giro.

hv disse...

Cheila - essa táctica de utilizar como argumento uma piadinha por forma a tentar sair airosamente da discussão já é muito velha.

cheila duarte disse...

Eu sempre me dei com mamutes, principalmente desde que entrei pra faculdade e fiz o meu primeiro conhecimento com alguem de cascais...

Anónimo disse...

Comaparar cinema e futebol: realmente só neste blog...

Mas só para esclarecer:
Hugo, não-sei-quantas mil pessoas vêem diariamente a TVI e não é por isso que passa a ser o melhor canal português;
Cheila, realmente já não pega essa forma manhosa de sair das discussões...
Fantasma do S.D., respeitinho aos mais velhos!

fui

Anónimo disse...

Esse tal de Pedro deve ser mais vermelho que as bochechas de um daqueles velhos que emborca aguardente atrás de aguardente nas tascas dos bairros típicos de Lisboa. Além disso o meu nome não é Fantasma do S.D. Só assim me podem tratar os amigos, como o Fantasma do Manuel de Arriaga. Era o que faltava vir agora um badameco desrespeitar a minha pessoa ( embora eu já não seja tecnicamente uma pessoa, mas sim um espírito errante ). Faz-me lembrar um tipo que eu de vez em quando encontro ali para os lados da noite gay de Lisboa, um tipo de Palmela, também de nome Pedro, que costuma andar acompanhado por um tipo com uma barba incipiente, que se diz ser um professor universitário.