sábado, 5 de janeiro de 2008

Bons programas

Acabei agora de ver no National Geographic um programa sobre.... o amor! Pois é... em última instância tudo é quimica e preservação da espécie: numa primeira fase, o nosso cerebro é estimulado pela testosterona (hormona associada à luxuria) que nos impele numa busca por um parceiro. Ao que consta, a escolha do parceiro é determinada não só pelo seu aspecto fisico mas também (e principalmente) pelas suas qualidades cognitivas (nomeadamente a inteligencia e a bondade). Parece que uma cara simétrica, aliada à inteligência e à bondade são sinais de bom background genético. Passada a fase de paixão, o corpo produz uma nova hormona que é responsável por um sentimento de "amor-romântico" que estimula a vontade do casal de .... preservar a espécie. Por fim, há uma terceira fase em que é produzida uma outra hormona que estimula o casal a manter-se junto e unido enquanto cria a descendência (mais uma vez, a preservação da espécie). Esta hormona é tanto mais libertada quanto o casal tem sexo e fortalece a relação do casal. Todas estas hormonas são potentíssimas e criam um bem.estar generalizado no indivíduo, que lhe permite a monogamia (sim meninos... já não há desculpa para as traições ao fim de 1000 anos de casados!!).

Assim, e em conclusão, a luxúria e o amor não são mais do que métodos para preservarmos a espécie. Aposto que agora se sentem deveras especiais =)

P.S.: Meninas, segundo o mesmo programa os homens acham as mulheres mais atraentes quando estão com medo ou ansiosos... Acabaram-se os jantares à luz das velas...

2 comentários:

FitnessGirl disse...

Isto anda tão mau que se a preservação da espécie dependesse de mim, não estava cá ninguém para contar a história de como se deu a nossa extinção.

Anónimo disse...

Tudo isso não passa de uma listagem de heresias, que nos bons tempos do Tribunal do Santo Ofício, não sairiam impunes. Todo o bom católico sabe que se as pessoas se juntam é por obra de Deus. Para quem é infiel e não acredita nesta ideia, faço uma listagem de casais de sucesso com o selo divino : Carolina Salgado e Pinto da Costa, José Maria Tallon e a tipa em quem ele batia, Santana Lopes e Cinha Jardim, Cheila Cristiana e João Martinho e Hugo Valente e Luís Duarte. Saudações católicas e que Deus vos abençoe.