terça-feira, 20 de novembro de 2007


"(...) é isso que eu quero que os nossos adeptos FAZEM no jogo da selecção" disse Cristiano Ronaldo numa entrevista à comunicação social .

Há quem lhe chame brilhante, génio. Há até quem chegue ao ponto de o apelidar de " herói nacional ". Eu prefiro chamar-lhe ignorante e lamentar todo o seu estrelato. É, de facto, triste que se coloque num pedestal um mero jogador de futebol que para além de ter um tal de " dom nos pés ", tem o dom de falar em português estranho.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não digo herói nacional, mas o homem tem trabalhado na sua área e digamos que joga muito bem à bola. Vale pela sua arte, não por falar bem português...

P.S. "Pronto..." --»lembras-te?
xD

FBrazao disse...

cheila quem te dera a ti e a todos nos chegarmos na nossa area onde ele chegou na dele. tem valor , trabalhou e ha que reconhecer isso ele é tanto "mero jogador de futebol" como tu seras uma "mera advogada". la porque nao é um as do portugues como tu nao quer dizer k nao tenha qualquer valor como tu keres fazer crer.

Anónimo disse...

Em parte nenhuma podem ler que nao reconheço o seu valor como jogador de futebol ou que menosprezo o seu empenho enquanto tal. Simplesmnet acho ridículo que uma nação inteira caia a a seus pés. Há muita gente que trabalha muito e luta muito para chegar longe e nao tem metade do reconhecimento ou apoio. Temos muito bons pintores, escritores, poetas e tantos outros que ninguem reconhece e a que ninguem da valor. O que acho lamentável é que todo o mundo pare para idolatrar um jogador de futebol, seja o Cristiano, seja outro qualquer.
Em relaçao ao falar português, Brasao desculpa la, mas nao é preciso ser um génio da lingua portuguesa para saber fazer conjugaçoes verbais, chama-se simplesmente saber falar a nossa lingua e isso, sejas tu advogado, sejas tu varredor de ruas, é o minímo que se pode exigir.
Isto para não falar na responsabilidade que ele tem como figura publica, tendo em conta que aparece na sociedade como idolo de muitas crianças para as quais não serve só de exemplo, mas de verdadeira inspiração.
Julgo que falar português correcto nao será "pedir muito".

Anónimo disse...

*simplesmente (LOL não deixa de ser irónico dar um erro num texto com este conteúdo)

Inês disse...

Oh Cheila... o rapaz tem apenas "uma maneira esquisita de falar" lol

Não lhe chamaria ignorante, muito esperto é ele por ter conseguido ganhar o dinheiro que ganha. E na área dele é praticamente o melhor do mundo. Conseguiu vingar na área dele, joga bem futebol, tem o tal "dom nos pés" e é isso que lhe é pedido que tenha.

Não obstante, como bem referiste (e agora em jeito também de resposta aos meninos) não nos pudemos esquecer que ele neste momento tem a dimensão que tem, não só a nível nacional como mundial e se calhar não era mesmo pedir muito, com o dinheiro que ele tem que investisse um pouco na educação: aprendia a falar e já agora aprendia a não mandar calar os adeptos, um pouco de humildade nunca ficou mal a ninguém... digo eu! Mas se calhar não... se calhar o melhor mesmo é ele investir todo esse dinheiro para pagar a putas para irem com ele para um jacuzzi... não sei, digo eu...!

Mas para não sairmos do mundo do futebol gostava de dar, em contraposição ao Cristiano, o exemplo do Luís Figo, a meu ver, para além das boas pernas que tem conseguiu conjugar duas coisas que vos parecem fantásticas: joga bem e sabe falar!

Anónimo disse...

oh cheila pede lá ao teu cantor favorito e que tu idolatras e colocas num pedestal para ir desenhar um quadro.
Bela borrada que iria sair daí, ou não ?
Acho que nem preciso dizer mais nada, não vale a pena.

Anónimo disse...

O meu cantor favorito nao deve pintar la grande coisa, por outro lado, o melhor pintor do mundo tem, se calhar, voz de cana rachada. Cada um é bom onde é bom e o resto é conversa. No entanto, há coisas e coisas e realmente nao penso que saber falar minimamente bem seja exigir demasiado seja de quem for.
O que realmente me irrita é esse efeito que o futebol tem na sociedade. Se eu tivesse escrito um comentario deste género referente a uma pessoa qualquer de outro meio, que nao do futebol e que nao o Cristiano, todos achavam escandaloso que uma frase destas fosse dita em televisão por uma figura publica. Sendo o Cristiano Ronaldo já não faz mal, já se tem de desculpar porque é o melhor jogador do mundo e além disso teve a sorte de ser bom num desporto eleito como rei. Se ele fosse o melhor do mundo a fazer tiro ao alvo ou outra modalidade qualquer ja ninguem admitia.
Não lhe peço palavras eruditas, não lhe peço um grau elevado de cultura geral, não lhe peço que conheça 5 idiomas ou que me saiba enumerar todas as capitais do mundo, só lhe peço que saiba conjugar o verbo fazer (e saber conjugar os outros também dá jeito)
Mais uma vez, acho que não é pedir muito.

Anónimo disse...

"P.S. "Pronto..." --»lembras-te?"

Não era "Pronto...", era "Portanto..."!! (enganei-me)
Lembras-te Cheila?

SBrito disse...

O futebol e o Cristiano Ronaldo têm o valor que lhe dão, qua a sociedade lhe dá, portanto têm muito valor, não me revejo totalmente nesse sentimento, mas eu sou um, e portugal tem mais 10 milhões de pessoas.
Mas independentemente disso, tem de se admitir que a maior parte dos jogadores de futebol primam pelo desempenho línguistico... Tenha isso talvez a ver com a sua condição sócio-economica, muito provavelmente, espera-se no entanto, que o grande nivel de vida que adquirem após serem grandes jogadores, e portanto pelo valor dado ao futebol, ídolos e heróis nacionais, sirva, não só para comprarem Lamborguinis, mas também dicionários, graméticas, e quem sabe umas aulas de portugês, de boa educação, etc... Tudo aquilo que lhes faça falta, para não fazerem más figuras em público, dever esse, que lhes assiste por serem considerados heróis e ídolos nacionais.
Em tudo existem direitos e deveres...